Nota de pesar: falece professor Adriano Henrique Nuernberg

12/12/2023 17:07

É com muita tristeza que comunicamos que hoje pela manhã faleceu o querido Professor Adriano Henrique Nuernberg. 

Professor Adriano atuou no Departamento de Psicologia entre julho de 2006 e junho de 2017, ministrando disciplinas no Curso de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Além disso, também foi um dos fundadores do Laboratório de Psicologia Escolar Educacional (LAPEE) e o fundador do Núcleo de Estudos da Deficiência (NED-UFSC). Este último passou a existir oficialmente a partir de 2008 e tem contribuído para a difusão dos estudos da deficiência, para a construção de políticas públicas no âmbito da deficiência e também para o fortalecimento da luta anticapacitista. Sua contribuição para os estudos da deficiência é imensurável para difundir este campo nas ciências sociais e humanas, no contexto brasileiro.

No NED, Adriano orientou inúmeras pesquisas de iniciação científica, dissertações de mestrado e co-orientou teses de doutorado. Além disso, ministrou disciplinas muito importantes para os estudos da deficiência, além de ter realizado importantes pesquisas neste campo. Também é considerado um dos maiores especialistas de Lev S. Vigotski e da perspectiva histórico-cultural, além de Adriano ser um importante defensor da perspectiva social da deficiência, a qual compreende a deficiência como uma categoria de análise dos fenômenos sociais. Adriano também fez contribuições importantes para o campo da educação e dos estudos feministas e de gênero, às quais coadunam com uma perspectiva pautada na ética feminista do cuidado. 

Além de ter um trabalho respeitadíssimo dentro e fora da UFSC, Adriano também sempre se destacou pela sua amizade, simplicidade e generosidade para com os colegas e estudantes do curso de Psicologia e do PPGP.

Adriano, presente!