Laboratório da UFSC integra projeto de estímulo ao uso da palavra para combater efeitos da pandemia

13/07/2020 16:16

Com o objetivo de ajudar as pessoas a lidar com os sentimentos advindos da pandemia, o Museu da Língua Portuguesa, instituição vinculada ao Estado de São Paulo, lançou nesta segunda-feira, 13 de julho, o projeto virtual A Palavra no Agora, que estimula o público a pensar e processar esse momento complexo a partir de exercícios de escrita. O Laboratório de Processos Psicossociais e Clínicos no Luto (Lappsilu) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenado pela professora Ivania Jann Luna, está entre as instituições parceiras que colaboraram para a construção da ação.

O projeto surgiu da constatação dos múltiplos prejuízos causados pelo coronavírus: além do trauma pela perda de pessoas queridas, a impossibilidade de realização dos rituais tradicionais de luto, por conta do isolamento social, provoca uma dor ainda maior a familiares e amigos. As perdas simbólicas não são menos relevantes: do convívio, das rotinas, do trabalho, do cotidiano que dá concretude à existência. O site então propõe que as pessoas escrevam sobre a pessoa que se foi, ou sobre os próprios sentimentos, como maneira de lidar com as múltiplas perdas.

“Vivemos um momento de perdas físicas e simbólicas. A incerteza, a morte, o adiamento de planos, a doença, o isolamento, a crise econômica, a distância – tudo isso tem um impacto enorme na vida de todos os brasileiros. Na ausência do acolhimento físico, do contato, o que nos une hoje são as palavras – ditas e escritas”, explica Marília Bonas, diretora técnica do IDBrasil, organização social de cultura que gerencia o Museu da Língua Portuguesa.

Os exercícios de escrita podem ser feitos por qualquer pessoa, mesmo quem nunca escreveu. São roteiros com perguntas simples, que servem como referência para fazer pensar sobre esse momento. Quem desejar, pode enviar seu texto para compartilhamento no site, para fazer uma homenagem ou para ajudar as outras pessoas.

Para estimular e inspirar o público, o projeto também disponibiliza trechos de obras literárias que falam sobre o sentimento de perda, além de resenhas de livros e filmes que de alguma maneira abordem o assunto. São áreas abertas para a contribuição de escritores, editoras e do público, que pode tomar a iniciativa de sugerir obras (filmes, livros, músicas) que possam apoiar e inspirar outras pessoas nesse momento. O site apresenta ainda, informações sobre serviços de apoio para pessoas que estão tendo dificuldades para lidar com o momento da pandemia.

Também apoiaram o projeto a professora Maria Helena Franco (Laboratório de Estudos do Luto – LeLu, da PUC-SP), Fabíola Mancilha Junqueira (psicóloga e arteterapeuta, mestranda no LeLu/PUC-SP), o Professor Fabio de Paula (Faculdade Cásper Líbero) e a Professora Mariana Valente (InternetLab).

Com informações do Museu da Língua Portuguesa.