Projeto de Extensão Online promove conteúdo e diálogo com a comunidade sobre desenvolvimento cognitivo e emocional infanto-juvenil

12/05/2020 17:31

O Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar (LANCE) do departamento de Psicologia da UFSC está desenvolvendo um projeto de extensão para ajudar pais e familiares a entreterem e estimularem suas crianças durante a pandemia. Para acompanhar o trabalho do grupo, basta seguir no instagram a conta @BrincaMente. O grupo divulga diversos materiais – como vídeos, cartilhas e conversas ao vivo – a fim de promover o desenvolvimento infanto-juvenil em casa.

Os conteúdos tratam de diversos temas e são direcionados a várias faixas etárias, desde a primeira infância até a adolescência. O objetivo, segundo as pesquisadoras, é adaptar o conhecimento científico sobre estimulação cognitiva em crianças para que os pais consigam fazer em casa.

“Já que conduzir pesquisas e atividade de extensão presenciais na universidade se tornou inviável neste momento, que suas aplicações possam ser benéficas para as crianças que estão em casa”, diz a responsável principal pelo projeto, a professora Chrissie Carvalho e complementa: “Pensamos em criar esse canal de comunicação para trocarmos informações, pesquisas, estudos e discussões sobre nosso tema principal: o desenvolvimento infantil e a neuropsicologia. A partir dele, tratamos de diversos assuntos que envolvem a infância e os processos cognitivos como a importância das funções executivas nos processos da atenção, planejamento, aprendizado e regulação emocional.”

A cada semana, a equipe do projeto determina um tópico de interesse – como rotinas para crianças, regulação emocional e memória de trabalho – e produz conteúdos relevantes sobre como estimular tais habilidades por meio de estratégias e brincadeiras. Nesta semana, por exemplo, o grupo dedicará as postagens para falar sobre regulação emocional: o que é regulação emocional, que brincadeiras podem ajudar a estimulá-la, que tipo de mídias (como filmes) podem ilustrar essas habilidades, entre outros tópicos. Para ficar por dentro, basta seguir o instagram, que você pode ver neste link.

Texto de Victoria Oldemburgo de Mello graduanda de Psicologia e bolsista de Iniciação científica do LANCE

Dia 12 de maio de 2020