IV Jornada SUAS : “Direitos humanos em Estado de Exceção: das incidências e potências no SUAS contemporâneo”

13/11/2018 15:34

Nos últimos dias 16 e 17 de outubro, o Depto. de Psicologia, em parceria com o Depto. de Serviço Social e a rede SUAS, realizou a IV Jornada SUAS que é um evento que já está virando tradição na UFSC. Com o tema “Direitos humanos em Estado de Exceção: das incidências e potências no SUAS contemporâneo”, profissionais e gestores da rede SUAS, professorXs, pesquisadorXs e alunXs (graduação e pós-graduação) debateram temas como violência de Estado; territórios e comunidades indígenas; migrações; suicídio, entre outros. O evento foi marcado por ricos debates e tem contribuído para fortalecer a rede entre universidade e sociedade, promovendo o engajamento ético e político que todo conhecimento científico deve estar pautado. Este evento tem servido de lócus para o debate teórico-prático no SUAS; para a avaliação dos resultados e impactos gerados por meio da aplicação de projetos de estágio, pesquisa e extensão e, por fim, para elaborarmos projetos futuros entre o SUAS e a universidade.
O evento foi encerrado com um lindo sarau organizado pelas alunas de graduação em psicologia, Luana Trevisan e Miriã Linhares, partindo da aposta no sarau como um encontro entre a estética e a política e um possível instrumento para o fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários, tal como é a proposta da Política Nacional de Assistência Social. O evento também foi organizado pelas alunas da pós-graduação em psicologia, Natália Alves e Bruna Corrêa, pela psicóloga do PAEFI/CREAS Gisely Botega e pelos professores Marcela Gomes e André Strappazzon do Curso de Psicologia.
No próximo ano estaremos com a V Jornada SUAS!!