Psicologia e Decolonialidade

05/09/2018 17:02

O núcleo ABRAPSO/Floripa, em parceria com o NUPRA (Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Estética e Política) organizou uma “roda” de conversa com o professor Dr. Saulo Luders Fernandes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A partir de sua experiência junto às comunidades tradicionais próximas ao campus de Palmeira dos Índios, Saulo abordou o genocídio que a colonialidade tem provocado nas populações negras e indígenas ao longo da história do Brasil. Na tentativa de fazer resistência a esta hegemonia eurocêntrica, Saulo ressalta a necessidade de construir uma nova gramática descolonizada da psicologia que atue no sentido de visibilizar e legitimar determinadas narrativas e saberes populares que são desqualificados e desautorizados pela sociedade, em especial, pelo discurso acadêmico.