Nota Pública

14/05/2019 08:43

Florianópolis, 13 de maio de 2019.
NOTA PÚBLICA DO COLETIVO DE DOCENTES DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UFSC
A presente nota pública trata do evento nacional agendado para o dia 15 de maio de 2019.
O quadro que se apresenta para nós docentes, técnicos/as, estudantes da graduação e da Pós-Graduação da UFSC é extremamente preocupante. Em declaração pública o Reitor Ubaldo Cesar Balthazar e o Secretário de Planejamento e Orçamento da UFSC expuseram que os contingenciamentos previstos pelo governo federal afetarão diversos setores da Universidade, tais como os contratos com os serviços terceirizados de limpeza e segurança, o restaurante universitário, as políticas de permanência estudantil, entre outros custeios que são necessários para que todos/as possamos ter condições adequadas de trabalho e estudo.
Segundo o Ministro da Educação, estes contingenciamentos visam acabar com a “balbúrdia nas Universidades Federais”. Ao mesmo tempo, circulam massivamente entre a comunidade em geral, por meio de fakenews, informações totalmente deturpadas do que a Universidade Pública produz no campo da Educação, da Ciência e da Tecnologia.
Diante desta situação, no último dia 09 de maio, foi realizada uma reunião do Conselho Universitário (Cun), aberto à comunidade, e publicada uma Moção sobre a redução orçamentária na educação, onde “manifesta-se absolutamente contrário a quaisquer medidas que representem redução de recursos orçamentários e financeiros, cerceamento ao pleno exercício da Autonomia Universitária definida pela Constituição, o desrespeito às leis e ao Estado Democrático de Direito e a não preservação das políticas de financiamento da educação pública, em todos os níveis e reitera, ainda, sua indignação com falsas verdades e afirmações levianas sobre as atividades das Universidades Públicas Brasileiras”1. Diversas entidades como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), também tem manifestado total repúdio às práticas de difamação e aos contingenciamentos orçamentários nas Universidades Públicas.
O Curso de Psicologia da UFSC é o único público e gratuito em Santa Catarina. Possui 40 anos de existência e foi avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação. É constituído por 50 docentes pesquisadores/as doutores/as, 09 técnicos-administrativos e, aproximadamente, 700 estudantes da graduação e pós-graduação. Temos oferecido serviços e produzido conhecimentos de excelência, por meio de ações em contextos comunitários, organizações, escolas, instituições de saúde e em diferentes instâncias da sociedade. Somente no ano de 2017 e 2018 realizamos aproximadamente 200 ações/projetos que impactaram diretamente a comunidade; desenvolvemos 80 pesquisas com a colaboração de 40 profissionais e docentes externos à UFSC e em torno de 100 estudantes de graduação e pós-graduação; tivemos 560 estagiários/as atuando nas mais diversas instituições públicas e privadas e; o Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI) realizou um total de 3.798 atendimentos psicológicos gratuitos para 1.758 pessoas.
Docentes, técnicos e estudantes têm desenvolvido suas atividades, junto a Universidade e comunidade em geral, com afinco e com compromisso científico e social. Portanto, este é o momento de estarmos mais próximos da população, dialogando sobre o que há na UFSC e como ela diz respeito a todos/as nós, para que possamos reafirmar a credibilidade junto à sociedade e enfrentarmos as notícias falsas sobre nós, as quais têm justificado a redução de investimentos na educação pública!
Assim, o Coletivo de Docentes do Curso de Psicologia da UFSC, ratifica a Moção emitida pelo Cun e, considerando:
(i) O direito à reunião, garantido na Constituição Federal em seu Art. 5º, Inciso XVI;
(ii) O evento nacional agendado para o dia 15 de maio de 2019, cujo Calendário de Atividades na UFSC já foi divulgado2;
(iii) A Assembleia Estudantil da Psicologia, realizada no dia 10 de maio, cujo encaminhamento foi a mobilização nos dias 13 e 14 de maio para construção de ações para o evento nacional do dia 15;
Sugere a reunião de esforços na divulgação dos serviços oferecidos pelo Curso de Psicologia, bem como de sua produção acadêmico-científica. A intenção é nos aproximarmos mais ainda da população em geral para, em uma atividade acadêmica promovida coletivamente por nós, expor os trabalhos que desenvolvemos junto com nossos/as estudantes nos laboratórios e núcleos de pesquisa (distribuição de resumos de publicações científicas, exposição de banners, cartazes, folders, etc.), nas ênfases (cartazes e folhetos sobre atividades de extensão e serviços prestados à comunidade, bem como os locais de estágio que atuamos, etc.), intervenções artísticas, apresentação pública de trabalho dos/as estudantes, entre outras possibilidades.
Convida docentes, estudantes e técnicos-administrativos do Curso de Psicologia para, no dia 15 de maio de 2019, organizarem e participarem das atividades acadêmicas que serão desenvolvidas junto à comunidade de Florianópolis e do Calendário de Atividades na UFSC.

1 Disponível em: https://noticias.ufsc.br/2019/05/conselho-universitario-publica-mocao-sobre-cortes-orcamentarios-na-educacao/

2 Disponível em: https://noticias.ufsc.br/2019/05/entidades-representativas-se-mobilizam-em-defesa-da-ufsc-no-dia-15/