Curso de Graduação em Psicologia
  • Informativo sobre luto produzido pelo Comitê de atenção psicossocial de Araranguá

    Publicado em 11/08/2020 às 10:03

    A Profa. Dra. Ivânia Jann Luna junto com  o Comitê de Atenção Psicossocial da UFSC construíram  um informativo sobre luto no contexto da universidade/UFSC . Este documentos apresenta algumas reflexões e orientações importantes para o corpo de servidores técnicos, docentes, gestores, corpo discente, e pessoas envolvidas no apoio psicopedagógico aos estudantes no que se refere a problemática do luto.

    Informativo Lutos e Pandemia

     

     

     


  • Seminário Atendimento Psicológico online: Desafios, limites e possibilidades na formação em Psicologia

    Publicado em 07/08/2020 às 9:58

     


  • Live: Covid-19 e desigualdades sociais

    Publicado em 06/08/2020 às 9:14

    Hoje à tarde, a profa. Marcela de Andrade Gomes (coordenadora do NEMPsiC e membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Política) e a psicóloga Letícia dos Santos- graduada pelo nosso Curso- irão realizar uma live com Suyá Quintslr (professora da UFRJ) e Pedro Henrique Torres (pesquisador do IEE/USP). O tema será “COVID-19 e desigualdades sociais: um debate sobre justiça ambiental”. O debate será em torno da formação das cidades, modernidade, sociabilidades, planejamento urbano, vulnerabilidades e a atual pandemia. Confiram no canal do youtube da ABPP!


  • Lançamento Ebook: Live de lançamento no canal do Youtube

    Publicado em 03/08/2020 às 10:51

    VIDAS QUE MUDARAM: contribuições da psicologia positiva para situações de isolamento e de distanciamento social

    Na obra são apresentadas contribuições para a potencialização de forças, virtudes e qualidades psicológicas positivas das pessoas diante dos riscos físicos e psíquicos advindos da pandemia de COVID-19.

    Presume-se que ações orientadas à saúde mental fortalecem sistemas imunológicos e contribuem para o enfrentamento positivo de adversidades.

    O suposto básico é que, quanto mais orientados e sensibilizados estiverem, mais os leitores poderão ser ajudados, como também poderão ajudar outros, a lidar de modo saudável com circunstâncias de isolamento e de distanciamento social.

     

    Referência:

    Vidas que mudaram [recurso eletrônico]: contribuições da psicologia positiva para situações de isolamento e de distanciamento social / Narbal Silva, Lílian Paula Damo, organização. – Florianópolis: Editora da UFSC, 2020. 155 p.: il

     

     

      

     


  • Lançamento de livro de pesquisadora do LANCE!

    Publicado em 29/07/2020 às 14:14

    Lançamento de livro de pesquisadora do LANCE!

     


  • Seminário Nacional Formação em Psicologia

    Publicado em 23/07/2020 às 10:08

    Seminario de Psicologia

     

     


  • Cronograma de Reuniões

    Publicado em 23/07/2020 às 10:01

    Caros/as estudantes,

    Esperamos encontrar todos/as bem!

    A Coord. de Curso, em parceria com todo o corpo docente de Psicologia, planejou um cronograma de reuniões para que possamos construir um espaço de reflexões, trocas e orientações junto ao corpo estudantil. Para viabilizar estas reuniões e ter um contato mais próximo com cada um de vocês, nos dividiremos por fases.

    Confiram o cronograma no anexo e nos ajudem a divulgar! Este conversa será muito importante para construirmos as futuras iniciativas e alternativas para o Curso.

    Participem e divulguem! Quanto mais participação de vocês estudantes, mais vozes poderão ser escutadas e consideradas nas futuras tomadas de decisões.

    Em nome da Coordenação de Curso, agradeço a dedicação e empenho do corpo docente que tem nos auxiliado de forma incansável no atravessamento desta crise humanitária.

    Abraços virtuais

    Convite de reunião


  • Pesquisa promove oportunidade para crianças e pais brincarem com jogos educativos em casa.

    Publicado em 13/07/2020 às 16:40
    O Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar do Departamento de Psicologia da UFSC está buscando crianças entre 5 e 6,5 anos para participarem da pesquisa “Estimulação Cognitiva em Casa: Brincando com Habilidades Sociais e Matemáticas”.
    “A pesquisa permitirá que pais e crianças possam nas suas casas interagir e brincar com jogos desenvolvidos para estimular habilidades importantes como pensar sobre os estados mentais, nossas ações ou de raciocínio sobre as formas geométricas e suas propriedades. Além disso, esses são conteúdos presente na pré-escola e que podem fazer parte da rotina e das brincadeiras das crianças de forma lúdica e muito prazerosa”. Ressalta a professora Chrissie Carvalho coordenadora da pesquisa.
    Os participantes receberão um jogo estimulante para brincarem com sua família durante 3 semanas. Caso você tenha interesse em participar e queira saber mais, preencha  o formulário no link ( https://forms.gle/wSC1XZrPWvkxtA7f8 ) e entraremos em contato.

  • Laboratório da UFSC integra projeto de estímulo ao uso da palavra para combater efeitos da pandemia

    Publicado em 13/07/2020 às 16:16

    Com o objetivo de ajudar as pessoas a lidar com os sentimentos advindos da pandemia, o Museu da Língua Portuguesa, instituição vinculada ao Estado de São Paulo, lançou nesta segunda-feira, 13 de julho, o projeto virtual A Palavra no Agora, que estimula o público a pensar e processar esse momento complexo a partir de exercícios de escrita. O Laboratório de Processos Psicossociais e Clínicos no Luto (Lappsilu) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenado pela professora Ivania Jann Luna, está entre as instituições parceiras que colaboraram para a construção da ação.

    O projeto surgiu da constatação dos múltiplos prejuízos causados pelo coronavírus: além do trauma pela perda de pessoas queridas, a impossibilidade de realização dos rituais tradicionais de luto, por conta do isolamento social, provoca uma dor ainda maior a familiares e amigos. As perdas simbólicas não são menos relevantes: do convívio, das rotinas, do trabalho, do cotidiano que dá concretude à existência. O site então propõe que as pessoas escrevam sobre a pessoa que se foi, ou sobre os próprios sentimentos, como maneira de lidar com as múltiplas perdas.

    “Vivemos um momento de perdas físicas e simbólicas. A incerteza, a morte, o adiamento de planos, a doença, o isolamento, a crise econômica, a distância – tudo isso tem um impacto enorme na vida de todos os brasileiros. Na ausência do acolhimento físico, do contato, o que nos une hoje são as palavras – ditas e escritas”, explica Marília Bonas, diretora técnica do IDBrasil, organização social de cultura que gerencia o Museu da Língua Portuguesa.

    Os exercícios de escrita podem ser feitos por qualquer pessoa, mesmo quem nunca escreveu. São roteiros com perguntas simples, que servem como referência para fazer pensar sobre esse momento. Quem desejar, pode enviar seu texto para compartilhamento no site, para fazer uma homenagem ou para ajudar as outras pessoas.

    Para estimular e inspirar o público, o projeto também disponibiliza trechos de obras literárias que falam sobre o sentimento de perda, além de resenhas de livros e filmes que de alguma maneira abordem o assunto. São áreas abertas para a contribuição de escritores, editoras e do público, que pode tomar a iniciativa de sugerir obras (filmes, livros, músicas) que possam apoiar e inspirar outras pessoas nesse momento. O site apresenta ainda, informações sobre serviços de apoio para pessoas que estão tendo dificuldades para lidar com o momento da pandemia.

    Também apoiaram o projeto a professora Maria Helena Franco (Laboratório de Estudos do Luto – LeLu, da PUC-SP), Fabíola Mancilha Junqueira (psicóloga e arteterapeuta, mestranda no LeLu/PUC-SP), o Professor Fabio de Paula (Faculdade Cásper Líbero) e a Professora Mariana Valente (InternetLab).

     

    Com informações do Museu da Língua Portuguesa.

    Laboratório da UFSC integra projeto de estímulo ao uso da palavra para combater efeitos da pandemia

     


  • Relatório do Comitê de combate a pandemia da UFSC

    Publicado em 26/06/2020 às 10:26

    Relatório do Comitê de combate a pandemia da UFSC- 26 de junho de 2020

    Caros/as estudantes,

    Compartilho o relatório produzido pelo Comitê de combate a pandemia da UFSC.

    É extremamente importante lerem o material para estarem a par de como a UFSC está se organizando para enfrentar a pandemia em termos pedagógicos, administrativos e operacionais.

    https://noticias.paginas.ufsc.br/files/2020/06/RelatorioCovid19-comit%C3%AA-assessor-UFSC-atualizado.pdf

     

    Aproveito para relembrar que hoje teremos a sessão do Conselho Universitário.

    Acompanhem estes debates e materiais para terem acesso ao que está sendo construído pela UFSC.

    Seguimos!