Curso de Graduação em Psicologia
  • 89º INS Meeting (Congresso da International Neuropsychological Society) e 18º Congresso da SBNP (Sociedade Brasileira de Neuropsicologia)

    Publicado em 15/07/2019 às 14:47

    De 10 a 12 de julho de 2019, ocorreu no Rio de Janeiro o 89º INS meeting (Congresso da International Neuropsychological Society) e 18º Congresso da SBNp (Sociedade Brasileira de Neuropsicologia), o maior e mais importante evento de neuropsicologia do ano. A INS é a maior sociedade internacional de neuropsicologia. O evento no Brasil contou com aproximadamente 1200 inscritos. As professoras da UFSC Chrissie Carvalho e Natália Martins Dias participaram com a apresentação de simpósios.

    Ainda durante o evento, a Profa Natália M. Dias lançou o volume 1 do livro ‘Intervenção neuropsicológica infantil: da estimulação precoce preventiva à reabilitação’, que integra a coleção ‘Neuropsicologia na prática clínica’, pela editora Pearson.

    Nas fotos abaixo:

    – Profa Natália M. Dias (foto 1) coordenou o simpósio, no primeiro dia do evento, ‘Early-preventive interventions in executive functions and learning in the school context: the state of the art of research in Brazil‘. Na imagem, durante apresentação de sua fala ‘Promoting Executive Functions in Early Childhood Education: Programs and Evidence in the National Context‘;

    – Público do INS (foto 2) durante simpósio coordenado pela Profa Natália Dias, que contou com fala das duas profas da UFSC;

    – Profa Chrissie Carvalho (foto 3) durante uma de suas apresentações: ‘Socio-vulnerable context, Environmental Exposure and the Promotion of Executive Functions‘ e ‘Assessment and training of theory of mind skills in preschool children‘;

    – Lançamento do livro (foto 4) ‘Intervenção neuropsicológica infantil: da estimulação precoce preventiva à reabilitação’, organizado pela Profa Natália M. Dias em parceria com a Profa Caroline Cardoso, da Universidade Feevale, RS. O volume 2 será lançado em 31 de julho e consolida contribuição importante da UFSC para a neuropsicologia infantil no cenário nacional.

        


  • Homenagem ao Núcleo Margens

    Publicado em 10/07/2019 às 10:47

    No dia 01 de julho no Simpósio de Psicologia, Travestilidades e Transexualidades: compromissos ético-políticos da despatologização, e IV Seminário de Atenção Psicossocial. As possibilidades de cuidado integral na atualidade, o Núcleo de Pesquisa da UFSC do Departamento de Psiciologia-  Margens – Modos de vida, família e relações de gênero foi homenageado pelo CRP-SC   (Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina- 12ª Região), pela importante contribuição em prol da  garantia de Direitos da população de LGBTIs no estado de Santa de Santa Catarina. A homenagem foi recebida pelo atual Coordenador do Núcleo Margens,Prof. Dr. Adriano Beiras. A homenagem vem especialmente pelas pesquisas realizadas pela Profª Drª Maria Juracy F. Toneli, cofundadora deste grupo de pesquisa, assim como a Profª Drª Mara Coelho de Souza Lago, também cofundadora deste grupo, ambas aposentadas do Departamento de Psicologia e voluntárias do PPGP- UFSC.

    Homenagem Margens

      


  • Evento de Extensão CFH

    Publicado em 09/07/2019 às 8:16


  • Curricularização da Extensão

    Publicado em 25/06/2019 às 13:22
    A Roda de Conversa sobre a Curricularização da Extensão no curso de Psicologia, realizada no último dia 10 de junho de 2019, contou com a presença de 21 participantes, entre discentes e docentes do curso. O evento também contou com o apoio da Coordenação do curso de Psicologia que fez a abertura do evento. Foi o momento para a apresentação da Comissão da Curricularização da Extensão do curso de Psicologia, composta pelas Prof. Marina Menezes, Valéria De Bettio Matos, Apoliana Groff, Renata Chinelato e Ivânia Luna, sendo destacado o percurso de atividades iniciadas em 2018 pela Comissão, bem como o histórico do processo da curricularização da extensão na UFSC.
    Várias questões e dúvidas puderam ser apresentadas e registradas, algumas informações foram discutidas apontando para a necessidade de novos espaços para o debate. Para tanto, a Comissão apresentará uma sugestão de agenda para o segundo semestre de 2019, com o intuito de ampliar a reflexão e a construção das propostas que deverão ser elaboradas pelo curso.
    A Comissão reforçou a importância de docentes e discentes se implicarem na discussão e proposição de estratégias que sejam pertinentes ao curso de Psicologia, além de sugerir a consulta à pagina da UFSC sobre a curricularização da extensão: http://curricularizacaodaextensao.ufsc.br/
    Ainda foi informada a data do Evento: Curricularização da Extensão na UFSC, programado para o dia 28/06/2019 e aberto à toda a comunidade. As inscrições poderão ser realizadas em breve, através da página da curricularização da extensão da UFSC.
      

  • Carta de Apresentação da chapa para Eleição de Coordenador (a) e Subcoordenador (a) do Curso de Psicologia

    Publicado em 18/06/2019 às 14:04

    carta_chapa_coordenaçao_2019-2021

     

     


  • Eleição para Coordenador (a) e Subcoordenador (a) do Curso de Psicologia

    Publicado em 11/06/2019 às 10:33

    Cronograma da Eleição para Coordenador (a) e Subcoordenador (a) do Curso de Psicologia:

    Comissão Eleitoral:

    Professora Natália Martins Dias (Presidente)

    Discente: Caroline Cristine Custódio

    Técnico Administrativo: João Marcos Minatto

    Edital para Eleição para Coordenação do Curso de Psicologia

    Memorando


  • Convite para a Roda de Conversa sobre Curricularização da Extensão no Curso de Psicologia

    Publicado em 04/06/2019 às 10:14

    A pedido da Comissão de Curricularização de Extensão, divulgamos  a Roda de Conversa sobre Curricularização da Extensão, a ser realizada no dia 10/06/19 – segunda-feira, as 15:30 h – no Auditório do Bloco E Anexo – Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

    CONVITE RODA DE CONVERSA

     


  • Psicologia na UFSC

    Publicado em 16/05/2019 às 9:24

        


  • Nota Pública

    Publicado em 14/05/2019 às 8:43

     

    Florianópolis, 13 de maio de 2019.
    NOTA PÚBLICA DO COLETIVO DE DOCENTES DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UFSC
    A presente nota pública trata do evento nacional agendado para o dia 15 de maio de 2019.
    O quadro que se apresenta para nós docentes, técnicos/as, estudantes da graduação e da Pós-Graduação da UFSC é extremamente preocupante. Em declaração pública o Reitor Ubaldo Cesar Balthazar e o Secretário de Planejamento e Orçamento da UFSC expuseram que os contingenciamentos previstos pelo governo federal afetarão diversos setores da Universidade, tais como os contratos com os serviços terceirizados de limpeza e segurança, o restaurante universitário, as políticas de permanência estudantil, entre outros custeios que são necessários para que todos/as possamos ter condições adequadas de trabalho e estudo.
    Segundo o Ministro da Educação, estes contingenciamentos visam acabar com a “balbúrdia nas Universidades Federais”. Ao mesmo tempo, circulam massivamente entre a comunidade em geral, por meio de fakenews, informações totalmente deturpadas do que a Universidade Pública produz no campo da Educação, da Ciência e da Tecnologia.
    Diante desta situação, no último dia 09 de maio, foi realizada uma reunião do Conselho Universitário (Cun), aberto à comunidade, e publicada uma Moção sobre a redução orçamentária na educação, onde “manifesta-se absolutamente contrário a quaisquer medidas que representem redução de recursos orçamentários e financeiros, cerceamento ao pleno exercício da Autonomia Universitária definida pela Constituição, o desrespeito às leis e ao Estado Democrático de Direito e a não preservação das políticas de financiamento da educação pública, em todos os níveis e reitera, ainda, sua indignação com falsas verdades e afirmações levianas sobre as atividades das Universidades Públicas Brasileiras”1. Diversas entidades como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), também tem manifestado total repúdio às práticas de difamação e aos contingenciamentos orçamentários nas Universidades Públicas.
    O Curso de Psicologia da UFSC é o único público e gratuito em Santa Catarina. Possui 40 anos de existência e foi avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação. É constituído por 50 docentes pesquisadores/as doutores/as, 09 técnicos-administrativos e, aproximadamente, 700 estudantes da graduação e pós-graduação. Temos oferecido serviços e produzido conhecimentos de excelência, por meio de ações em contextos comunitários, organizações, escolas, instituições de saúde e em diferentes instâncias da sociedade. Somente no ano de 2017 e 2018 realizamos aproximadamente 200 ações/projetos que impactaram diretamente a comunidade; desenvolvemos 80 pesquisas com a colaboração de 40 profissionais e docentes externos à UFSC e em torno de 100 estudantes de graduação e pós-graduação; tivemos 560 estagiários/as atuando nas mais diversas instituições públicas e privadas e; o Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI) realizou um total de 3.798 atendimentos psicológicos gratuitos para 1.758 pessoas.
    Docentes, técnicos e estudantes têm desenvolvido suas atividades, junto a Universidade e comunidade em geral, com afinco e com compromisso científico e social. Portanto, este é o momento de estarmos mais próximos da população, dialogando sobre o que há na UFSC e como ela diz respeito a todos/as nós, para que possamos reafirmar a credibilidade junto à sociedade e enfrentarmos as notícias falsas sobre nós, as quais têm justificado a redução de investimentos na educação pública!
    Assim, o Coletivo de Docentes do Curso de Psicologia da UFSC, ratifica a Moção emitida pelo Cun e, considerando:
    (i) O direito à reunião, garantido na Constituição Federal em seu Art. 5º, Inciso XVI;
    (ii) O evento nacional agendado para o dia 15 de maio de 2019, cujo Calendário de Atividades na UFSC já foi divulgado2;
    (iii) A Assembleia Estudantil da Psicologia, realizada no dia 10 de maio, cujo encaminhamento foi a mobilização nos dias 13 e 14 de maio para construção de ações para o evento nacional do dia 15;
    Sugere a reunião de esforços na divulgação dos serviços oferecidos pelo Curso de Psicologia, bem como de sua produção acadêmico-científica. A intenção é nos aproximarmos mais ainda da população em geral para, em uma atividade acadêmica promovida coletivamente por nós, expor os trabalhos que desenvolvemos junto com nossos/as estudantes nos laboratórios e núcleos de pesquisa (distribuição de resumos de publicações científicas, exposição de banners, cartazes, folders, etc.), nas ênfases (cartazes e folhetos sobre atividades de extensão e serviços prestados à comunidade, bem como os locais de estágio que atuamos, etc.), intervenções artísticas, apresentação pública de trabalho dos/as estudantes, entre outras possibilidades.
    Convida docentes, estudantes e técnicos-administrativos do Curso de Psicologia para, no dia 15 de maio de 2019, organizarem e participarem das atividades acadêmicas que serão desenvolvidas junto à comunidade de Florianópolis e do Calendário de Atividades na UFSC.

    1 Disponível em: https://noticias.ufsc.br/2019/05/conselho-universitario-publica-mocao-sobre-cortes-orcamentarios-na-educacao/

    2 Disponível em: https://noticias.ufsc.br/2019/05/entidades-representativas-se-mobilizam-em-defesa-da-ufsc-no-dia-15/


  • Seminário de Estágio

    Publicado em 06/05/2019 às 13:57

    “Aconteceu no dia 24 de abril o Seminário de Estágios do curso de Psicologia. O evento faz parte do calendário acadêmico do curso e tem como objetivo promover o encontro entre professores, futuros estagiários e supervisores de campos de estágio para a organização dos estágios obrigatórios/profissionalizantes de 2019.2. Na atividade foram apresentadas as vagas de estágio específicos (profissionalizante) em diferentes contextos e perspectivas conforme prevê o Projeto de Curso: Processos clínicos e saúde, Trabalho, Organizações e Gestão, Psicologia escolar e educacional e Processos Comunitários e Ações Coletivas. Participaram do evento professores que oferecerão vagas de estágio em 2019.2, estudantes que deverão realizar estágio no próximo semestre e outros estudantes interessados. A expectativa é de que a atividade auxilie na organização do processo de seleção de estágios e que os estágios sejam experiências de aprendizado significativo aos estudantes.”

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