Curso de Graduação em Psicologia
  • Carta de Apresentação da chapa para Eleição de Coordenador (a) e Subcoordenador (a) do Curso de Psicologia

    Publicado em 18/06/2019 às 14:04

    carta_chapa_coordenaçao_2019-2021

     

     


  • Eleição para Coordenador (a) e Subcoordenador (a) do Curso de Psicologia

    Publicado em 11/06/2019 às 10:33

    Cronograma da Eleição para Coordenador (a) e Subcoordenador (a) do Curso de Psicologia:

    Comissão Eleitoral:

    Professora Natália Martins Dias (Presidente)

    Discente: Caroline Cristine Custódio

    Técnico Administrativo: João Marcos Minatto

    Edital para Eleição para Coordenação do Curso de Psicologia

    Memorando


  • Convite para a Roda de Conversa sobre Curricularização da Extensão no Curso de Psicologia

    Publicado em 04/06/2019 às 10:14

    A pedido da Comissão de Curricularização de Extensão, divulgamos  a Roda de Conversa sobre Curricularização da Extensão, a ser realizada no dia 10/06/19 – segunda-feira, as 15:30 h – no Auditório do Bloco E Anexo – Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

    CONVITE RODA DE CONVERSA

     


  • Psicologia na UFSC

    Publicado em 16/05/2019 às 9:24

        


  • Nota Pública

    Publicado em 14/05/2019 às 8:43

     

    Florianópolis, 13 de maio de 2019.
    NOTA PÚBLICA DO COLETIVO DE DOCENTES DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UFSC
    A presente nota pública trata do evento nacional agendado para o dia 15 de maio de 2019.
    O quadro que se apresenta para nós docentes, técnicos/as, estudantes da graduação e da Pós-Graduação da UFSC é extremamente preocupante. Em declaração pública o Reitor Ubaldo Cesar Balthazar e o Secretário de Planejamento e Orçamento da UFSC expuseram que os contingenciamentos previstos pelo governo federal afetarão diversos setores da Universidade, tais como os contratos com os serviços terceirizados de limpeza e segurança, o restaurante universitário, as políticas de permanência estudantil, entre outros custeios que são necessários para que todos/as possamos ter condições adequadas de trabalho e estudo.
    Segundo o Ministro da Educação, estes contingenciamentos visam acabar com a “balbúrdia nas Universidades Federais”. Ao mesmo tempo, circulam massivamente entre a comunidade em geral, por meio de fakenews, informações totalmente deturpadas do que a Universidade Pública produz no campo da Educação, da Ciência e da Tecnologia.
    Diante desta situação, no último dia 09 de maio, foi realizada uma reunião do Conselho Universitário (Cun), aberto à comunidade, e publicada uma Moção sobre a redução orçamentária na educação, onde “manifesta-se absolutamente contrário a quaisquer medidas que representem redução de recursos orçamentários e financeiros, cerceamento ao pleno exercício da Autonomia Universitária definida pela Constituição, o desrespeito às leis e ao Estado Democrático de Direito e a não preservação das políticas de financiamento da educação pública, em todos os níveis e reitera, ainda, sua indignação com falsas verdades e afirmações levianas sobre as atividades das Universidades Públicas Brasileiras”1. Diversas entidades como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), também tem manifestado total repúdio às práticas de difamação e aos contingenciamentos orçamentários nas Universidades Públicas.
    O Curso de Psicologia da UFSC é o único público e gratuito em Santa Catarina. Possui 40 anos de existência e foi avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação. É constituído por 50 docentes pesquisadores/as doutores/as, 09 técnicos-administrativos e, aproximadamente, 700 estudantes da graduação e pós-graduação. Temos oferecido serviços e produzido conhecimentos de excelência, por meio de ações em contextos comunitários, organizações, escolas, instituições de saúde e em diferentes instâncias da sociedade. Somente no ano de 2017 e 2018 realizamos aproximadamente 200 ações/projetos que impactaram diretamente a comunidade; desenvolvemos 80 pesquisas com a colaboração de 40 profissionais e docentes externos à UFSC e em torno de 100 estudantes de graduação e pós-graduação; tivemos 560 estagiários/as atuando nas mais diversas instituições públicas e privadas e; o Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI) realizou um total de 3.798 atendimentos psicológicos gratuitos para 1.758 pessoas.
    Docentes, técnicos e estudantes têm desenvolvido suas atividades, junto a Universidade e comunidade em geral, com afinco e com compromisso científico e social. Portanto, este é o momento de estarmos mais próximos da população, dialogando sobre o que há na UFSC e como ela diz respeito a todos/as nós, para que possamos reafirmar a credibilidade junto à sociedade e enfrentarmos as notícias falsas sobre nós, as quais têm justificado a redução de investimentos na educação pública!
    Assim, o Coletivo de Docentes do Curso de Psicologia da UFSC, ratifica a Moção emitida pelo Cun e, considerando:
    (i) O direito à reunião, garantido na Constituição Federal em seu Art. 5º, Inciso XVI;
    (ii) O evento nacional agendado para o dia 15 de maio de 2019, cujo Calendário de Atividades na UFSC já foi divulgado2;
    (iii) A Assembleia Estudantil da Psicologia, realizada no dia 10 de maio, cujo encaminhamento foi a mobilização nos dias 13 e 14 de maio para construção de ações para o evento nacional do dia 15;
    Sugere a reunião de esforços na divulgação dos serviços oferecidos pelo Curso de Psicologia, bem como de sua produção acadêmico-científica. A intenção é nos aproximarmos mais ainda da população em geral para, em uma atividade acadêmica promovida coletivamente por nós, expor os trabalhos que desenvolvemos junto com nossos/as estudantes nos laboratórios e núcleos de pesquisa (distribuição de resumos de publicações científicas, exposição de banners, cartazes, folders, etc.), nas ênfases (cartazes e folhetos sobre atividades de extensão e serviços prestados à comunidade, bem como os locais de estágio que atuamos, etc.), intervenções artísticas, apresentação pública de trabalho dos/as estudantes, entre outras possibilidades.
    Convida docentes, estudantes e técnicos-administrativos do Curso de Psicologia para, no dia 15 de maio de 2019, organizarem e participarem das atividades acadêmicas que serão desenvolvidas junto à comunidade de Florianópolis e do Calendário de Atividades na UFSC.

    1 Disponível em: https://noticias.ufsc.br/2019/05/conselho-universitario-publica-mocao-sobre-cortes-orcamentarios-na-educacao/

    2 Disponível em: https://noticias.ufsc.br/2019/05/entidades-representativas-se-mobilizam-em-defesa-da-ufsc-no-dia-15/


  • Seminário de Estágio

    Publicado em 06/05/2019 às 13:57

    “Aconteceu no dia 24 de abril o Seminário de Estágios do curso de Psicologia. O evento faz parte do calendário acadêmico do curso e tem como objetivo promover o encontro entre professores, futuros estagiários e supervisores de campos de estágio para a organização dos estágios obrigatórios/profissionalizantes de 2019.2. Na atividade foram apresentadas as vagas de estágio específicos (profissionalizante) em diferentes contextos e perspectivas conforme prevê o Projeto de Curso: Processos clínicos e saúde, Trabalho, Organizações e Gestão, Psicologia escolar e educacional e Processos Comunitários e Ações Coletivas. Participaram do evento professores que oferecerão vagas de estágio em 2019.2, estudantes que deverão realizar estágio no próximo semestre e outros estudantes interessados. A expectativa é de que a atividade auxilie na organização do processo de seleção de estágios e que os estágios sejam experiências de aprendizado significativo aos estudantes.”

    Imagem

  • Parada Pedagógica

    Publicado em 06/05/2019 às 13:54
    Nos dias 27,28 e 29 de março, tivemos a quarta edição da Parada Pedagógica (PP), momento destinado ao corpo docente para debater sobre os desafios, fragilidades, potencialidades e conquistas do Curso. Nesta PP, debatemos os seguintes temas: avaliação externa e interna do Curso; relatório de avaliação expedido pelo MEC, fruto da visita realizada em 2018 para o reconhecimento do Curso; dinamismo das PPOs.
    Também realizamos pela primeira vez as reuniões inter-ênfases- e não mais intra-ênfase, como fazíamos anteriormente- de modo a transversalizar as disciplinas. A PP contou com ampla participação dos(as) professores(as) e proporcionou uma interlocução qualificada e propositiva para o aprimoramento das questões didáticas, pedagógicas e subjetivas que compõem o nosso cotidiano universitário.
         

  • Lançamento do Livro: Diálogos e Dissidências em Michel Foucault e Jacques Rancière

    Publicado em 29/04/2019 às 15:21

    No dia 23 de abril, contamos com a palestra do prof. Dr. Marcos Aurélio Máximo Prado, professor do Depto. de Psicologia da UFMG e coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH/UFMG), que veio lançar seu livro intitulado “Diálogos e Dissidências em Michel Foucault e Jacques Rancière” escrito em conjunto com a Profa. Dra. Angela Cristina Salgueiro Marques. O evento foi promovido pelo NUPRA (Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Estética e Política) e coordenado pela profa. Dra. Kátia Maheirie. Temas como política, polícia, poder e democracia conduziram o debate composto por professores, estudantes de graduação e pós-graduação.

        


  • Lançamento do livro “Corpos que sofrem”

    Publicado em 29/04/2019 às 15:17

    No dia 26 de março, foi encerrado o projeto de extensão “Como lidar com os efeitos psicossociais da violência?” coordenado pelo grupo de pesquisa “Psicanálise, Políticas Públicas e Direitos Humanos”, vinculado ao NUPRA (Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Estética e Política), em parceria com o Centro de Estudos em Reparação Psíquica de SC (CERP-SC).

    Para o encerramento deste projeto que durou 3 semestres, foi lançado o livro “Corpos que sofrem” fruto de textos elaborados por pessoas que ministraram aulas neste curso de capacitação que foi destinado aos profissionais atuantes nas diferentes políticas públicas. No total, quase 200 profissionais tiveram a chance de participar deste curso que foi oferecido de forma gratuita.

    No lançamento do livro, a Profa. Marcela de Andrade Gomes coordenou a mesa na qual estavam presentes: Jorge Broide (psicanalista e professor da PUC-SP; supervisor clínico do projeto); Renata Almeida (psicanalista e membro da Casa Cata-Ventos); o líder comunitário “Gão” da Ponta do Leal; e os membros do CERP-SC: Dario de Negreiros; Daniela Mayorca; Maria Luiza Lopedote e Tomás Tancredi.

       


  • Recepção dos Calouros

    Publicado em 29/04/2019 às 15:03

     Na primeira semana de aula, a Coordenação do Curso, em parceria com o corpo docente e Direção de Centro, organizou a recepção institucional dos calouros de Psicologia do primeiro semestre de 2019. Uma apresentação foi realizada pelos coordenadores de ênfase, de estágio, de pesquisa, de extensão e do SAPSI com intuito de propiciar um clima afetivo e acolhedor para este momento marcado, em geral, por muitas dúvidas e anseios. Para finalizar a semana de acolhimento aos calouros, uma aula inaugural foi ministrada pela Profa. Dra. Andréa Zanella com o tema “Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a Psicologia Brasileira”.