ESTÁGIO DO CURSO DE PSICOLOGIA

O estágio obrigatório do Curso de Psicologia atende ao que está previsto nas Diretrizes Nacionais Curriculares de Psicologia (2011) e está dividido da seguinte forma:

Estágio Básico: tem como objetivo integrar as competências e habilidades no núcleo comum da formação. No nosso Projeto Pedagógico de Curso ele se operacionaliza por meio das disciplinas de PPOs (Prática de Pesquisa Orientada) que ocorre do primeiro ao sexto semestre, composto por uma carga horária que deverá ser cumprida em sala de aula (debates e orientações coletivas), e outra que será cumprida em nossas instituições parceiras de estágio (unidades básicas de saúde, Hospital Universitário, escolas, creches, delegacias, ONGs, CRAS, CREAS, empresas, e demais organizações).

Estágio Específico: dando continuidade às competências e habilidades construídas no Estágio Básico, o Estágio Específico possui um caráter profissionalizante e é circunscrito em uma determinada ênfase da Psicologia. Em nosso Curso, o(a) aluno(a) poderá escolher 2 das 4 ênfases ofertadas:

Ênfase A: Saúde e Processos Clínicos

Ênfase B: Trabalho, Organizações e Gestão

Ênfase C: Psicologia Escolar/Educacional

Ênfase D: Processos Comunitários e Ações Coletivas

A secretaria de estágio da Psicologia conta com a Coordenadora e uma comissão de apoio formadas pelos membros abaixo, bem como as técnicas administrativas com o controle de documentos relativos ao estágio.

Coordenadora

Profª. Maiana Farias Oliveira Nunes

Comissão de estágio

Profª. Andréa Barbará da Silva Bousfield

Profª. Elisangela Böing

Profª Neiva de Assis

Técnicas Administrativas

Juliana Osório e Silva

Thayse Moreira Monguilhott

Contato: estagio.psi@contato.ufsc.br

Além da equipe de estágio há o Departamento de Integração Acadêmica e Profissional (DIP) na UFSC que está diretamente envolvido com os programas de Estágio, de Educação Tutorial (PET) e de Egressos da UFSC. Maiores informações podem ser acessadas no site:

Sobre

A disciplina PSI 5910 – Temas em Psicologia: Orientação Profissional e Planejamento de Carreira atua na experiência universitária e transição para o mundo do trabalho. Orientação e planejamento de carreira. Mercado de trabalho. Empregabilidade e capacitação profissional. Instrumentalização para busca de emprego ou estágio. É uma disciplina Optativa do Curso à disposição dos discentes.

PSI 5910 – Orientação e Planejamento de Carreira