IV Semana Acadêmica de Medicina

04/09/2018 10:01

No último dia 21 de agosto, a Coordenadora do Curso de Psicologia, Profa. Marcela de Andrade Gomes esteve em uma mesa na IV Semana Acadêmica de Medicina junto com a professora de enfermagem Terezinha Zeferino e a psiquiatra Armanda Carla Teixeira para debater a saúde mental de estudantes na vida universitária. A partir do projeto de extensão que coordenou durante 2 anos denominado “Grupo de Apoio psicossocial aos estudantes de medicina”, a professora destacou alguns elementos que vem adoecendo os estudantes em um periodo da vida que, em tese, deveria seria marcado por renovações, aprendizagens e ampliações de possibilidades da vida, tais como: a sobrecarga de trabalho, a idealização do curso e da figura do professor, a competitividade, o perfeccionismo, o rompimento dos laços familiares e comunitários, o luto da infância e adolescência e a perda de um modelo mais tutelar de escola. Destaca ainda que estes desafios tornam-se ainda mais pesados para os estudantes que vivem em situação de vulnerabilidades sociais e/ou são de uma origem étnica e racial inferiorizada pela hegemonia. Ressalta que nestes casos o sofrimento oriundo da vida universitária é agravado pelas situações de pobreza, racismo e discriminação, tornando urgente o debate e as ações sobre as políticas de permanência na universidade. Finaliza ressaltando a urgência de trazer este tema para o cotidiano universitário de modo que estratégias possam ser construídas no sentido de suavizar o sofrimento gerado pela vida universitária.