PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO DE PÓS-GRADUAÇÃO NO COMITÊ DE SAÚDE MENTAL.

28/02/2024 09:54

O PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO DE PÓS-GRADUAÇÃO NO COMITÊ DE SAÚDE MENTAL. São duas vagas, sendo uma exclusiva para psicólogos, com carga horária de 30h semanais, com bolsa no valor de R$ 1.665,22 + R$ 220,00 VT. As inscrições vão até 04/03/2024.

Os interessados devem preencher o formulário e anexar os documentos por meio do link:  https://forms.gle/J2aBvQc5s17Y1wJ67

Edital_CSM2024-correção

LAPEE divulga o e-book Diálogos Interdisciplinares em Psicologia e Educação

02/02/2024 09:41

O Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE) divulga o e-book Diálogos Interdisciplinares em Psicologia e Educação, organizado por Maria Fernanda Diogo e publicado pela Pedro & João Editores. Este é um livro de verbetes composto pelos pesquisadores e pesquisadoras do LAPEE e por parceiros e parceiras de instituições de ensino superior nacionais e internacionais. Desejamos que a tessitura de diferentes campos do conhecimento aprofunde e adense os debates propostos na coletânea e inquiete você a conhecer mais sobre as temáticas aqui abordadas.

As produções do grupo estão disponíveis no repositório da UFSC de forma gratuita, bem como no site da editora. Que o conhecimento seja acessado por quem o anseia! Salve a universidade pública! Boa leitura!

Links para acessar e baixar a obra:

Diálogos interdisciplinares em Psicologia e Educação

https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254146

Nota de pesar: falece professor Adriano Henrique Nuernberg

12/12/2023 17:07

É com muita tristeza que comunicamos que hoje pela manhã faleceu o querido Professor Adriano Henrique Nuernberg. 

Professor Adriano atuou no Departamento de Psicologia entre julho de 2006 e junho de 2017, ministrando disciplinas no Curso de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Além disso, também foi um dos fundadores do Laboratório de Psicologia Escolar Educacional (LAPEE) e o fundador do Núcleo de Estudos da Deficiência (NED-UFSC). Este último passou a existir oficialmente a partir de 2008 e tem contribuído para a difusão dos estudos da deficiência, para a construção de políticas públicas no âmbito da deficiência e também para o fortalecimento da luta anticapacitista. Sua contribuição para os estudos da deficiência é imensurável para difundir este campo nas ciências sociais e humanas, no contexto brasileiro.

No NED, Adriano orientou inúmeras pesquisas de iniciação científica, dissertações de mestrado e co-orientou teses de doutorado. Além disso, ministrou disciplinas muito importantes para os estudos da deficiência, além de ter realizado importantes pesquisas neste campo. Também é considerado um dos maiores especialistas de Lev S. Vigotski e da perspectiva histórico-cultural, além de Adriano ser um importante defensor da perspectiva social da deficiência, a qual compreende a deficiência como uma categoria de análise dos fenômenos sociais. Adriano também fez contribuições importantes para o campo da educação e dos estudos feministas e de gênero, às quais coadunam com uma perspectiva pautada na ética feminista do cuidado. 

Além de ter um trabalho respeitadíssimo dentro e fora da UFSC, Adriano também sempre se destacou pela sua amizade, simplicidade e generosidade para com os colegas e estudantes do curso de Psicologia e do PPGP.

Adriano, presente!

IX JORNADA SUAS – POR UM SUAS DIVERSO E PLURAL: CUIDADO E EQUIDADE

23/11/2023 11:04

Os Departamentos de Psicologia e de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convidam todas as pessoas a participar da IX Jornada SUAS, que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE).

A Jornada SUAS é um evento realizado anualmente e que promove um debate sobre a atuação no Sistema Único da Assistência Social entre trabalhadoras/es, estudantes, gestoras/es, entidades, pessoas usuárias dos serviços e comunidade geral.

Esse ano o tema da jornada é “Por um SUAS diverso e Plural: cuidado e equidade” e, na programação, teremos mesas de debates sobre questão étnico-raciais, migrações, luta anticapacitista, gênero e população LGBTQIAPN+, violências, relatos de experiências nos serviços, entre outras. Está imperdível!

A programação completa com as pessoas convidadas pode ser conferida nas redes sociais, pelo instagram @jornada.suas2023

O evento é gratuito E haverá emissão de certificado para quem comparecer à 75% das atividades.

As inscrições podem ser realizadas no link:https://www.even3.com.br/ix-jornada-suas-por-um-suas-diverso-e-plural-cuidado-e-equidade-406585/ e também no dia do evento.

Esse ano o evento tem o apoio do Conselho Regional de Psicologia (CRP/SC), do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/SC) e da Associação Brasileira de Psicologia Política (ABPP).

Seminário de Estágio da Enfase de Processos Comunitários e Ações Coletivas

13/11/2023 08:35

Caros/as estudantes e comunidade universitária, é com muita alegria que convidamos para a XI edição do Seminário de Estágio da Enfase de Processos Comunitários e Ações Coletivas do Curso de Psicologia da UFSC! O evento é aberto, gratuito e com a emissão de certificado! As inscrições estão abertas! O evento ocorrerá nos dias 14 e 21 de novembro. Confiram a programação:

Divulgação 12ª ed. Seminário de Fund. Enfase – Social

 

Convite para o lançamento do livro: A Ilusão das Múltiplas-Faces 30 anos após sua descoberta

24/10/2023 08:14

Convite

Pré lançamento do livro

A Ilusão das Múltiplas-Faces 30 anos após sua descoberta
Editora: Appris
Nome(s) do(s) autor(es) ou organizadores; Maria Lúcia de Bustamante Simas, Joselma Frutuoso Tavares e Aline Mendes Lacerda
Data de publicação: 26 de outubro 2023

Horário: 10:00 às 12:00

Local: Sociedade Brasileira de Psicologia – SBP

Este livro nasceu da ideia de Joselma Tavares Frutuoso quando voltou ao laboratório onde se formou como pesquisadora na UFPE após se tornar professora titular. Foi durante seu estágio no Laboratório de Percepção Visual que Joselma sugeriu a minha colega, Aline Mendes Lacerda e a mim, Maria Lúcia de Bustamante Simas, que transformássemos dois capítulos até então redigidos em português sobre a Ilusão das Múltiplas-Faces (IMF) em livro comemorativo com a narrativa de uma história de 30 anos desde sua descoberta.

A IMF, denominada em sua origem como Fenômeno de Muitas-Faces, foi observada ao acaso, em uma situação de penumbra, durante a fixação do olhar sobre a foto preta e branca do rosto de minha mãe.

Narramos neste livro as circunstâncias da descoberta, assim com todas as etapas desde sua primeira observação, primeiros ensaios e experimentos, seguidos da constatação de que outras pessoas conseguiam perceber a mesma Ilusão. Lembramos os primeiros obstáculos para sua divulgação até que, finalmente, atingimos o objetivo de sua consolidação após o reconhecimento de sua existência em uma breve publicação internacional no periódico inglês Perception durante o ano 2000.

Detalhamos em seguida a infinidade de estudos realizados para melhor compreendê-la. Desde os primeiros experimentos gravados em vídeos onde as observações eram narradas em voz alta durante a apresentação das fotos de mães e de pais dos participantes, até as narrativas analisadas e classificadas em detalhes para contabilização dos eventos observados, tivemos inúmeros participantes e aprimoramentos nas coletas e análises de dados. Descrevemos estudos sucessivos destes aperfeiçoamentos que culminaram na monografia, dissertação e tese de uma das autoras de capítulo, incluindo dois experimentos incipientes com a técnica de imageamento funcional durante a observação da IMF.

Ao leitor, deixamos a curiosidade de conhecer esta Ilusão, apreciá-la e degustá-la aos poucos, descobrindo suas peculiaridades e novidades a cada vez que é observada novamente nas faces de pais, filhos, parentes ou estranhos. Sempre uma surpresa.

 

I Seminário Internacional Ensino Superior & Justiça Social: Debates e experiências na comunidade universitária internacional

27/09/2023 17:56

I Seminário Internacional Ensino Superior & Justiça Social: Debates e experiências na comunidade universitária internacional

Este evento tem por objetivo ampliar o debate acerca de como as instituições de ensino superior podem contribuir para a promoção da justiça social, garantindo o acesso igualitário, a permanência e o sucesso de todos os estudantes, independentemente de sua origem socioeconômica, etnia, gênero ou qualquer outra forma de discriminação.

Onde: Auditório Bloco E Anexo, CFH
Quando: 20 de Outubro, 9h às 18h
Inscrições: https://inscricoes.ufsc.br/activities/9126